< 1

Coronavírus – Democracia e Líderes autoritários

Na última segunda-feira, 30 de março, o parlamento Húngaro aprovou novas medidas contra o coronavírus, dentre as quais está a autorização para que o primeiro ministro, Viktor Orbán, governe por decretos em um estado de emergência sem prazo para acabar.

Levantou-se a discussão internacional acerca dos perigos trazidos à liberdade dos cidadãos e, consequentemente, à democracia, pelas medidas extraordinárias adotadas ao redor do mundo no combate ao coronavírus. Em situações de crise os cidadãos estão mais inclinados a aceitarem, dentre tantas outras, a imposição de medidas de monitoramento, por exemplo.
Em resposta ao The Washington Post, a pesquisadora Lydia Gall, do Human Rights Watch, sustentou que “Em estados de emergência, pode ser necessário derrogar temporariamente certos direitos e procedimentos, mas essas medidas precisam ser temporárias, proporcionais e absolutamente necessárias do ponto de vista da saúde pública” (tradução livre). Em meio à crise, ainda não há prognósticos sobre como as medidas extraordinárias adotadas afetarão a saúde democrática dos países.

Fontes:
“O medo de uma ‘ditadura do coronavírus” na Europa” – Deutsch Welle
“Authoritarian leaders may use Covid-19 crisis to tighten their grip” – The guardian
“Coronavirus kills its first democracy” – The Washington Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podcasts